Inscrições Encerradas

Increva-se na lista de espera e receba avisos de abertura de vagas e eventos importantes.

Pra quem é

O Cloud Native .NET foi idealizado com base na jornada do Desenvolvedor .NET.

É aconselhado que você seja um Desenvolvedor .NET Sênior, Líder Técnico ou Arquiteto que trabalhe com .NET diariamente.

Não é necessária experiência com nenhum dos assuntos ou tecnologias abordadas.

Somos mais de 420 alunos

Hoje os alunos contam com

Total de
101 + horas
de conteúdo, distribuídos em 117 aulas.
Ao todo abordamos
47 tecnologias
diferentes ao longo de 30 módulos.
Pacotes de conteúdo de
3h/semana
para não atrapalhar sua rotina.
Exercite ao menos
2h/semana
para obter o máximo aproveitamento.

O QUE É O

Você será capaz de:

Entender
diagramas, apresentações, descrições e ideias de arquitetura, compreendendo a lógica por trás das soluções propostas e suas implicações no projeto.
Analisar
e produzir avaliações qualitativas de decisões arquiteturais, aplicando critérios sólidos para julgar a viabilidade e a eficácia das soluções em relação às necessidades do negócio.
Projetar
soluções arquiteturais inovadoras do zero, abordando problemas de negócio e demandas não funcionais, criando estruturas eficientes e adaptáveis para projetos futuros.
Desenvolver
aquilo que projetou, transformando os desenhos arquiteturais em realidade, auxiliando a equipe no dia a dia, seja codificando aplicações, configurando ambientes ou conectando componentes essenciais.
Implantar
aplicações e serviços de infraestrutura com eficiência, utilizando containers, servidores, clusters ou serviços gerenciados, garantindo a disponibilidade e a escalabilidade das soluções..
Manter
o processo evolutivo da arquitetura, assegurando a manutenção e aprimoramento contínuo das soluções, possibilitando a evolução e a adaptação às necessidades futuras do negócio.

As 6 habilidades vão desde a compreensão de um projeto, um desenho, um post que descreva uma arquitetura. Agora você entende do que se trata, e consegue fazer perguntas pertinentes, para elucidar pontos que muitas vezes sequer estão no desenho ou documentação. Você é capaz de produzir análises qualitativas, e buscar respostas, que muitas vezes só são possíveis após anos de experiência. Você é capaz de fazer seus próprios desenhos arquiteturais, e implementar, além de ajudar desenvolvedores menos experientes. E por fim será capaz de coordenar e se necessário até fazer, todo o fluo de implantação, do zero. Mesmo que não tenha à sua disposição recursos como um Cloud Provider.

Trabalhando com:

Microsserviços
Você aprenderá sobre como criar microsserviços resilientes, que toleram falhas, tem baixo acoplamento, sendo divididos em componentes independentes, cada um executando um processo único e se comunicando através de APIs e mensageria para comunicação assíncrona.
Containers
Você aprenderá a empacotar seus microsserviços em containers, isolados que aumentam a segurança, produtividade e governança do seu ambiente, além de aumentar a densidade computacional e permitir redução de custos, tudo isso de forma portável que roda em qualquer ambiente, seja no seu desktop ou notebook, ou na nuvem.
DevOps
Você aprenderá sobre a cultura e conjunto de práticas, técnicas, táticas, para entregar software de forma mais rápida e confiável, garantindo observabilidade e previsibilidade.
Entrega Contínua
Você aprenderá a realizar entregas contínuas e a projetar aplicações e soluções que suportem entrega contínua, desde a integração até a implantação em produção, garantindo uma entrega rápida e consistente.

Usando as ferramentas:

Docker
Linux
RabbitMQ
Redis
Kong
Nginx
Ansible
Kubernetes
Docker Swarm
Jenkins
ELK Stack e Enterprise Application Log
Minio
Keycloak
Dapr
Keda

para entregar projetos compatíveis com as demandas do mercado em 2023

ASP.NET Core
Configuração
Modelagem
Arquitetura de Software
Observabilidade
Resiliência
Gerência de Configuração
Pipelines Assíncronos com Mensageria

Em uma única jornada, através de uma seqüência de conteúdo, você enxerga todas as peças se conectando.

Você será capaz de rodar projetos com todas essas tecnologias, e estudar na sua máquina.

Aqui você vai aprender a trabalhar com Containers, no seu dia-a-dia, você aprende a tomar decisões sobre como usar docker nos seus projetos.
Para trabalhar com projetos .NET fazendo debug, teste, rodando em produção, ou simplesmente para melhorar seu ambiente de desenvolvimento.
Assim começamos a ver aplicações distribuídas e fazemos isso vendo um monolito distribuído, conteinerizado, em uma stack com cache, mensageria, e pipelines elásticos.
Container está na fundação de Cloud Native, é a forma padrão para empacotarmos e implantarmos microserviços, que precisam se comunicar de forma resiliente, e por isso tendem a usar mensageria,
mas não basta aprender sobre uma ferramenta. Ao começar a jornada sobre mensageria você precisará entender com clareza conceitos como caching e distributed lock, para entender e entregar casos de uso que demandam controle de concorrência. Além de ser fundamental para falarmos de aplicações distribuídas resilientes.
Ao mesmo tempo, containers e microsserviços distribuídos demandam entendimento sobre o básico de redes, o básico de DNS e Service Discovery,
e você usará tudo isso junto com Proxy Reverso ou API Gateway ou até um API Manager: Aliás, você está confortável em decidir qual usar e em que momento um vale mais a pena que o outro?
Já em um ambiente com Orquestração de containers você verá também Ingress Controller e Load Balancer.
Rodando esses containers produção, temos uma demanda ainda maior por observabilidade onde aprendemos sobre Log, Métricas e Tracing e APM.
Na hora de implantar essas Aplicações e Serviços de forma profissional, usamos pipelines de Continuous Integration e Continuous Delivery, onde publicamos nossas imagens em um Container Registry, para então distribuirmos em nossos clusters, que podem fazer parte de uma oferta PaaS como Azure App Services, ou Orquestradores de Containers gerenciados ou não.

E fazemos tudo isso entendendo os Conceitos e validando nosso entendimento com a prática !

Tudo começou, no presencial, lá em 2002

O que você estava fazendo em 2002?
Desde os primeiros meses de trabalho eu já ajudava outros desenvolvedores, a maioria muito mais experiente que eu. Em 8 meses cheguei ao time de arquitetura. Não como arquiteto, mas como um júnior com potencial, que se empenhava em ajudar outros desenvolvedores e seria capaz de desafogar o time. Desde os primeiros meses de carreira tive a oportunidade de estar perto de arquitetos de verdade e de entender como decisões são tomadas.
Em 2005 ao sair da Petrobras, meus colegas e amigos gravaram alguns depoimentos que guardo com muito carinho. O que você estava fazendo em 2005?

- "Toda vez que a gente tem alguma dúvida assim vou ali pergunto para ele ele está sempre pronto a ajudar tem que ter uma boa vontade"

Ela trabalhava em outro time, e outras tecnologias, mas vez ou outra esbarrava nos assuntos relacionados a front-end e javascript que eu havia estudado por meses. Foi massa poder ajudar!

- "Você tem muita didádica..."

Ralf era estagiário, chegou a prestar concurso depois e virou funcionário.

Ralf

OUT/2005

20 segundos

E não parou por aí

Parte fundamental de passar por um time é formar novas lideranças técnicas

- "Bater papo com ele, no bar, bebendo cerveja, eu aprendi muito mais que em alguns períodos de faculdade"

Fabricio Veronez compartilha sua experiência como estagiário de Gago lá em 2006, que o ajudou a encontrar foco e direcionamento profissional. Gago ensinou Fabricio a pensar e transformar suas perguntas para obter melhores respostas, proporcionando valiosos insights de mercado. Graças ao apoio de Gago, Fabricio se tornou um profissional requisitado e recuperou sua motivação na área de TI. A amizade e a colaboração entre ambos perduram há mais de 12 anos, com Gago sendo um mentor e influenciador na carreira de Fabricio. Hoje Fabricio é um renomado profissional, possui as formações KubeDev e DevOps Pro, além de ter se tornado Microsoft MVP.

Resultados do Cloud Native .NET

Falar é muito mais fácil que provar, esses depoimentos em vídeo e mensagens ajudam a mostrar o que fazemos aqui do lado de dentro.

- "O pessoal não tem nem ideia do que é possível fazer"

Wendel já atuava como arquiteto de software e veio para a mentoria desenvolver seus skills de containerização e orquestração de containers. Esse foi seu depoimento.

- "Passaria 5, 6, 7 anos e não teria esse conhecimento de arquitetura"

Lucas tinha um grande background de tecnologia, mas esse universo de containers, aplicações distribuídas era algo novo pra ele. .NET no Linux? Isso realmente parecia distante, mas necessário dada a nova empreitada. Durante o papo ele diz "Talvez eu iria passar no mercado 5, 6, 7 anos e eu não iria ter esse conhecimento de arquitetura". Eu sou grato por poder ajudar dessa forma.

- "De: Isso não é coisa de dev. Para: Vaga dos sonhos na Europa"

Lucas era mais um daqueles que achava que 'isso é infra demais'. Mas não é que o mundo dá voltas? Ele tinha o sonho de trabalhar na europa, dentro do treinamento ele desenvolveu seus skills e conseguiu uma vaga remota para uma empresa portuguesa. Agora está de mudança agendada para Portugal pela empresa.

- "O build que demorava meia hora caiu para 5 minutos"

Bruno é um daqueles com sorte tamanha que pagou a mentoria nas primeiras semanas já. Isso porque ele pegou um projeto em que usaria os skills que aprenderia aqui.

- "No Brasil e exterior, cursos mostram caminho feliz; Aqui você detalha as decisões e ampliamos opções."

A Tania discute sua motivação ao ingressar na mentoria, fala do foco em arquitetura e tomada de decisões, e compara com experiências anteriores, tanto no Brasil, quanto no exterior.

Ela destaca que abordamos diferentes caminhos possíveis e o racional por trás das decisões, em vez de apresentar apenas "um caminho feliz", como em muitos outros cursos.

Tania comenta sobre o suporte e a proximidade oferecidos pelo mentoria, o acompanhamento via discord e lives e descreve como mesmo com uma vida corrida e falta de tempo, lida com o conteúdo.

Sou desenvolvedor há 24 anos, onde empenhei meus últimos 20 anos trabalhando profissionalmente com tecnologias Microsoft.

Minha jornada é um exemplo do encontro entre oportunidade e dedicação.
Desde os primeiros dias da minha carreira percebi que isolado "na caverna", o medo e a síndrome do impostor me fizeram estudar e me aprofundar de uma forma bem diferente. Uma forma mais profunda e minuciosa, eu achava normal e natural.

Começar minha carreira profissional na Petrobras me proporcionou estar perto da arquitetura de software e arquitetura de soluções, desde muito cedo. Essa proximidade me permitiu abraçar ideias que abriram muitas portas na minha carreira.

Com o tempo, por sorte novamente, o mercado se alinhou com a abordagem que eu adotava, reconhecendo a importância de uma abordagem cuidadosa e abrangente, que leva em conta desde ao requisito até a implantação em produção. Buscando excelência em cada etapa, assim consegui gerar alguns vários milhões direta e indiretamente para meus clientes.

Estou ansioso pela sua entrada na mentoria, um espaço para você nunca mais se sentir só nos seus desafios técnicos e de carreira.
Só nos resta trabalhar excelência e construir cases de sucesso!
É para isso que estamos aqui!

Luiz Carlos Faria

Arquiteto de Software | Arquiteto de Soluções | CEO no gaGO.io

| Idealizador do gaGO.io, Cloud Native .NET, Mensageria .NET, Academia DEV
| Desenvolvedor desde 1999
| Desenvolvedor Profissional desde 2002
| Arquiteto de Software desde 2007
| Arquiteto De Soluções desde 2014
| Microsoft MVP 4x (2018-2020, 2020-2021, 2021-2022, 2022-2023)
| Membro do Canal .NET & DevShow Podcast

Perguntas Frequentes

Ainda precisa de mais informações?

Cadastre-se para que eu possa te ajudar com informações adicionais para sua tomada de decisão, incluindo novidades e notícias, cases de alunos e descontos e datas e muito mais.